quinta-feira, 20 de maio de 2010

Gossip Girl e o Desespero

Bem antes de virar série, eu já tinha lido quase todos os livros de Gossip Girl. Nunca gostei muito da forma como é escrito, mas a curiosidade com a história sempre me fez ler o próximo. Os livros são longos demais e têm um pouco de informação demais na minha opinião. Quando a série foi lançada eu fiquei realmente impressionada. Eles conseguiram deixar a história mais interessante e com uma narrativa dinâmica. Era tão legal que a personagem que dá nome à série passou a ser uma mera coadjuvante. Eu digo era porque nessa terceira temporada eles regrediram e passaram a cometer os mesmos erros da versão escrita.
A primeira metade dessa temporada foi chata, e todos os grandes acontecimentos foram forçados, corridos e extremamente desinteressantes. Da metade pro final melhorou, mas não muito. Os relacionamentos começaram e acabaram com uma facilidade que nem em novela a gente vê.Mentiras foram perdoadas ou esquecidas e verdades não-ditas não apareceram. A série deu um tiro no próprio pé com a relação Chuck/Blair. O casal que não existiu no livro funcionou muito bem na tela e passou a ser o grande trunfo do programa. Mas o que aconteceu foi que depois da segunda temporada os dois personagens mais interessantes e divertidos da série viraram os mocinhos e pararam de funcionar separadamente. Ora, se a graça eram as armações e joguinhos dos dois, o que fazer quando eles viram bonzinhos e politicamente corretos?

************************************SPOILERS*********************************

Dizem que um Season Finale muito bom pode salvar uma temporada medíocre. Com todo falatório que a de GG gerou eu realmente acreditei que esse seria o caso aqui. Eu estava redondamente errada. O último episódio da temporada só acabou de enterrar esse terceiro ano da série. Todas as tentativas de acabar bem pareceram desesperadas e falharam completamente.
Dan e Serena? Como a Blair disse muito bem, eles são completamente 2008. A história deles já foi contada e recontada várias vezes, eles já se apaixonaram e desapaixonaram mais de uma vez e já está claro que eles não vão acabar como um casal.
Jenny? A única coisa que tinha chance de salvar o episódio, mas que no final acabou desandando também. Eu esperava bem mais do motivo chocante que a deixaria fora da série por um tempo. Mas sinceramente, dormir com o Chuck não é nem esquisito. Espero que finalmente tenham percebido que ela não tem força suficiente pra ser a vilã do Upper East Side.
Georgina grávida? Essa a gente não precisa nem esperar até setembro. Era pra ficar o mistério, mas eu já te respondo. Não, ela não está grávida do Dan. Claramente ela voltou para ocupar o cargo de vilã. Ela não é boazinha, nem coitadinha, nem nunca vai ser. Por duas vezes já foi mostrada sua suposta “redenção”. Não vai ser dessa vez que será verdadeira.
E por fim, Chuck morto? Outro Cliff-Hanger que também não deixa nenhuma dúvida no ar. Não, ele não morreu. O personagem principal de uma série nunca morre, e se morre é no fim do programa. Mas é melhor mesmo que ele não tenha morrido se a alternativa é voltar como fantasma.
No fim das contas só existe uma palavra pra descrever a terceira temporada de GG: decepção.

2 comentários:

  1. Discordo de ti Carol, eu achei realmente a temporada fraca, com exceção dos 5 episodios finais, que nos mostraram porque Gossip é a menina dos olhos da CW. E com uma grande melhora, digo que o Season Finale, não fez a temporada ficar boa, mas deu pelo menos uma certa dignidade a esses 5 bons episódios. Sim, Gossip decepcionou e muito, mas também não foi um lixo. E confesso que pensei em desistir, mas essa finale me animou. Foi uma bela mistura de WTF com OMFG.
    E and who am i? Pergunta pra carol peralva. hahah
    Ela que indicou, e indicou bem, muito bem escrito (:

    ResponderExcluir
  2. Pedro,
    eu concordo com você que os últimos 5 episódios foram bons e por isso mesmo eu esperava mais do Season Finale.
    Mas acho que nenhum deles chegou ao nivel da segunda temporada.
    Meu problema foi que nada me surpreendeu, nem me deixou esperando loucamente pela proxima temporada.

    ResponderExcluir